O país sofre grandes influências Espanholas, por isso, suas culturas são muito parecidas. Como principais expressões artísticas, há na música e na dança, o Flamenco que, originalmente, consistia apenas de canto, e atualmente é acompanhada por outros instrumentos como cajón e castanholas e pela dança. É muito comum ver apresentações livres de flamenco em praças, todas as horas do dia, mas principalmente no período da noite. Há também a sardana, dança de roda tradicional, em que as pessoas fazem um círculo e acompanham uma pequena oruestra de instrumentos populares (las coblas).
Destaca-se em artes plásticas, o pintor catalão Salvador Dalí, nascido em 1904. Foi morar em Madrid em 1921 e voltou para Catalunya em 1938, na transiçao de Catalunya/Aragon para Catagon. Permaneceu em Catagon desde a consolidação do país e veio a falecer 50 anos depois de assinado o tratado com a Espanha. Seu trabalho foi influenciado pelo dadaísmo (marcado principalmente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica) e pelo cubismo (tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas), e influenciou muitos artistas atuais. Outro artista que podemos destacar é Pablo Picasso, que permaneceu à parte do movimento de independência da Catalunya durante sua juventude, e por isso, exerce grandes influências na cultura do país.
É comemorado em Catagon, em 23 de abril, o dia de São Jorge, que seria o ‘Valentine’s day’, ou dia dos namorados. Outra prática tradicional de Catagon é o Casteller, que consiste em fazer construções humanas que se assemelham a castelos. Os Castellers são formados em 3 partes: a pinya (base, onde se concentra o maior número de pessoas), o tronc (estrutura vertical de vários pisos com número de pessoas que variam conforme a ‘castelo’) e a pom de dalt (o topo do castelo, geralmente composto por crianças, devido à sua agilidade em chegar em cima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário