quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Guerra Fria

 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, houve uma maior proximidade entre o bloco socialista e Catagon devido a seus trabalhos conjuntos no chamado “front oriental” ( ver : "Segunda Guerra Mundial").

 

Durante os anos inicias da Guerra Fria, Catagon se retoma a seus problemas internos devido a sua recente formação legal, e precisa estabelecer seus aspectos políticos-sociais (vide : "Organização Político-Social" ).

 

Até que no ano de 1957, no mandato de Carmen Consuelo, Catagon assina o Tratado de Varsóvia, se tornando a República Autônoma de Catagon.

 

 

[ Letra em Portugûes (1944)

A Grande Mãe-Rússia consolidou para sempre
A união indestrutível das repúblicas livres.
Viva a criada pela vontade dos povos,
Única, poderosa União Soviética!

REFRÃO: Glória à nossa Pátria livre,
Sólido esteio da amizade dos povos!
Que a bandeira soviética, bandeira popular,
Prossiga de vitória em vitória!

Através das tempestades brilhou-nos o sol da liberdade,
E o grande Lenin iluminou-nos o caminho,
Stálin educou-nos à dedicação ao povo,
Inspirou-nos ao trabalho e às façanhas!

(REFRÃO)

Formamos o nosso exército nas batalhas,
Varreremos os infames inimigos do caminho!
Nas batalhas, decidimos o destino das gerações,
Levaremos nossa Pátria para a glória!

(REFRÃO) ]

 

O tratado estabelecia o alinhamento dos países membros, a princípio com a finalidade de autoproteção, mas com o tempo o acordo não estabeleceu nenhum tipo de compromisso de ajuda mútua em caso de violências militares. Entre a URSS– União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e seus estados-satélites, como eram chamados esses países, firmam-se laços de dependência econômica. A URSS utiliza o poder militar do Pacto de Varsóvia e reprime revoltas internas contrárias à presença soviética nos integrantes do bloco, como na Polônia e na Hungria, em 1956, e na Tchecoslováquia, na chamada Primavera de Praga, em 1968, sendo que dos 650 militares provenientes dos exércitos da União Soviética e outros aliados que invadiram Praga, 5% deles eram catagenenses.

 

Com relação à corrida espacial, Catagonclip_image002esteve influente economicamente, além de ter entre a missão Vostok VI um físico catagenese ,Toledo Ramirez. Esta missão, que foi conjunta com a Vostok V, levou a primeira mulher ao espaço, Valentina Tereshkova,em 19 de junho de 1963. Um dos objetivos da missão conjunta era comparar os efeitos do vôo espacial nos organismos do homem e da mulher.

 

Assim, como posteriormente aconteceria com toda a URSS , no final da década de 80, Catagon começava a sofrer por mais uma crise econômica, devido aos gastos com a Guerra Fria, não podendo mais conservar o pleno bem estar social de sua população. No ano de 1982, a vizinha Espanha se une à OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, aumentando a influência norteamericana aos arredores da nação catagenense. Assim, no mesmo ano, Catagon se retira do Tratato de Varsóvia, e se une à OTAN, para evitar possíveis ataques da ex-aliada, sendo até hoje integrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário